Blog ABBSA

O que é e qual a utilidade do NIF?

O que é e qual a utilidade do NIF? ! Blog ABBSA

O NIF - Número de Identificação Fiscal, é um dos documentos mais importantes, isto é, se não for o mais importante para qualquer pessoa interessada em morar, estudar, viver, investir ou trabalhar em Portugal.


Nosso intuito é explicar, através deste artigo, como e onde solicitar o NIF, se pode ser presencialmente ou a distância, quais os documentos necessários e qual o custo para isto.


O número de contribuinte português é responsável por registrar toda a atividade tributária de qualquer pessoa física ou jurídica no país.



O que é o NIF?

O NIF é um código composto por 9 números que é designado a todos os solicitantes, quer sejam estes residentes ou não em Portugal. Após obter o NIF, estes indivíduos estarão sujeitos às obrigações fiscais no país.

Através do NIF há o controle de tudo que é feito diariamente por meio de compras e pagamentos, seja uma abertura de conta bancária, uma matrícula numa universidade, o pagamento de um aluguel, a compra de um veículo ou imóvel ou até mesmo uma compra no mercado.



Onde solicitar o NIF?

No caso das pessoas físicas, o NIF é designado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, enquanto no caso de pessoas coletivas, este é atribuído pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas - RNPC, através da nomenclatura NIPC - Número de Identificação de Pessoa Coletiva. 



É necessário ter morada fixa em Portugal para solicitar o NIF?

Para solicitar o NIF não é preciso ter morada fixa em Portugal. Neste caso, basta que tenha um Representante Fiscal no país, o qual será a ponte de comunicação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e o solicitante do NIF, bem como será o responsável pelo cumprimento das responsabilidades fiscais.

 


Documentos necessários para solicitar o NIF 

São documentos básicos necessários para obter o NIF em Portugal: 

  • O passaporte ou Bilhete de Identidade (no caso de pessoas com nacionalidade europeia);
  • Comprovativo de morada atualizado; e
  • Representante fiscal, caso o solicitante do NIF não seja residente na União Europeia, Noruega ou Islândia.
  • Procuração, caso o pedido seja feito a distância por meio de advogado ou solicitador.



Preciso estar em Portugal presencialmente para solicitar o NIF?

Não é preciso estar em Portugal presencialmente para solicitar o NIF e nem residir no país.

Neste caso, poderá contratar os serviços de um advogado ou solicitador, o qual representará o solicitante por meio de procuração para fazer o pedido diretamente na Autoridade Tributária e Aduaneira.

 


Quanto custa o NIF?

Não custa nada. Para solicitar o NIF Portugal não há nenhuma taxa a ser paga.



Em quanto tempo o NIF é emitido?

Se for presencialmente, o NIF sai na mesma hora. No entanto, se a solicitação for feita de forma online, pode demorar entre 3 e 5 dias.



Como conseguir um Representante Fiscal em Portugal?

Caso não conheça ninguém em Portugal, poderá contratar serviços jurídicos para realização de assessoria em relação à Representação Fiscal.



Como saber se é preciso solicitar o NIF?

O NIF é necessário e obrigatório para todos que residem no em Portugal, independente da nacionalidade. 

Ou seja, se há a utilização de um serviço ou bens que incidem imposto, daí surge a necessidade de cumprimento das obrigações fiscais em Portugal. Além disso, é obrigatório mencionar o número de contribuinte em todas as interações com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

É a partir da inclusão do NIF nas faturas que surge a possibilidade de deduzir despesas no IRS, de modo que, ao declarar o IRS, pode reaver uma parte do que gastou, por exemplo, em despesas de saúde ou educação, mas também em ginásios, cabeleireiros ou restauração.

 

Ademais, através do NIF poderá comprovar que é realmente o titular de determinado bem ou que pagou por determinado serviço, o que serve como prova e é extremamente útil para reclamar, efetuar trocas ou acionar garantias e seguros.

 

Ficou com alguma dúvida em relação à solicitação do NIF?

 

Caso sim, envie-nos um e-mail para esclarecimento das dúvidas.

 

Fonte: https://www.eurodicas.com.br/nif-portugal/