É muito comum ouvirmos de pessoas que possuem o direito à nacionalidade portuguesa que ainda não deram entrada no processo porque ele é muito demorado ou porque não sabem se realmente vale a pena investir na obtenção da nacionalidade.
O que queremos mostrar, no texto de hoje, são os (inúmeros) benefícios que ter nacionalidade portuguesa pode trazer para você (mesmo caso você não pense em morar no país) e, ainda, por que você não deve deixar a sua nacionalidade para depois.
As vantagens reais de ter nacionalidade portuguesa!
1 – Por mais óbvio que pareça, não podemos deixar de lembrar a primeira vantagem: a possibilidade de morar em qualquer país da União Europeia;
2 – Enfrentar muito menos burocracias em diversas situações como abertura de conta bancária, financiamento de imóveis, matrículas em instituições de ensino;
3 – Poder viajar de forma facilitada para diversos países ao redor do mundo (mesmo fora da União Europeia) como Estados Unidos e Canadá;
4 – Possibilidade (na grande maioria dos casos) de passar a nacionalidade para os seus descentes. Ou seja, é uma decisão que também afeta as gerações futuras;
5 – Pagar, em universidades europeias, o valor das mensalidades estabelecidas para estudantes europeus que, muitas vezes, é menor do que o valor para estudantes internacionais.
“Ah, mas o processo de nacionalidade demora muito...”
Essa é uma das reclamações que mais leva as pessoas a postergarem o processo de nacionalidade. Contudo, esse pensamento traz alguns problemas que merecem ser evidenciados.
Os pedidos de nacionalidade estão em constante aumento. Isso significa que, quanto mais demorar para dar entrada, maior será o tempo de espera.
Além disso, com o passar do tempo, os documentos dos ascendentes portugueses (que são muito antigos) são cada vez mais difíceis de encontrar. A busca por esses documentos torna-se gradativamente mais complexa e, consequentemente, mais cara e mais demorada.
Por fim, o mais importante: a lei pode ser alterada. Isso significa que, a depender das alterações legislativas, o direito à nacionalidade pode ser perdido. Ou seja, deixar sua nacionalidade para depois pode se tornar uma decisão permanente.
Lembre-se: o tempo vai passar de qualquer jeito, mas ele pode passar enquanto você espera a análise do seu processo.
Eu preciso de advogado?
Não é necessário ter advogado para dar entrada no seu processo. É possível fazê-lo por sua conta. Contudo, os processos de nacionalidade portuguesa são complexos e exigem conhecimentos específicos. Ter um advogado competente pode dar mais segurança ao procedimento e evitar ou reduzir as chances de que ele caia em exigência (e, consequentemente, perca-se mais tempo). Em resumo, um profissional habilitado agrega tranquilidade, maior previsibilidade e paz.
Conte com o nosso time de advogados para te assessorar no seu processo de nacionalidade!