Blog ABBSA

Formado no Brasil em enfermagem, posso exercer minha profissão em Portugal?

Formado no Brasil em enfermagem, posso exercer minha profissão em Portugal? ! Blog ABBSA

Como bem se sabe hoje em dia a busca por novos horizontes é a realidade de muitos brasileiros, que buscam novas oportunidades de imigrarem para outros países e, em especial, para Portugal.


Também, muito se fala sobre a possibilidade de advogados, engenheiros, profissionais de tecnologia e médicos se regularizem e exercerem suas profissões em Portugal, todavia, pouco se fala sobre a área da enfermagem, ramo esse cada vez mais necessário e crescente no país lusitano, a título de exemplo, hoje, 01/12/2022, há mais de 150 vagas para enfermeiros cadastradas no LinkedIn o que para um país desse tamanho é bastante considerável.


Entretanto, começar sua carreira com enfermeira (o) em Portugal possui seus desafios, visto que, trata-se de uma profissão regulamentada, ou seja, é necessário inscrever-se na entidade de classe da categoria que se chama “Ordem dos Enfermeiros”.


Para tanto, tal processo pode ser burocrático e moroso, trazendo alguns desafios, dessa forma, o objetivo desse texto é trazer um pouco de luz ao tema, facilitando a sua tomada de decisão acerca de iniciar ou não o seu projeto de mudança.

Neste passo, é preciso salientar que para ingressar na Ordem dos Enfermeiros você precisa realizar a validação do seu diploma, havendo quatro possibilidades para tanto, vejamos.


Uma primeira possibilidade seria buscar essa validação diretamente na Ordem dos Enfermeiros, onde, basicamente, você precisará comprovar a carga horária mínima requerida pela Ordem, utilizando para tanto o seu histórico escolar, que deve conter a discriminação de todo o seu percurso durante a graduação, sendo hoje a exigência mínima é de que você tenha tido, ao menos, 4.600 horas cursadas, sendo 2.300 horas práticas. - https://www.ordemenfermeiros.pt/a-ordem/inscreva-se/orienta%c3%a7%c3%b5es-gerais-para-inscri%c3%a7%c3%a3o-na-ordem-dos-enfermeiros/

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/116068880/details/maximized?serie=I&day=2018-08-16&date=2018-08-01

 

Outra possibilidade, seria buscar essa validação através das próprias Universidades Portuguesas, nessa hipótese você levaria seus documentos de formação à Universidade escolhida e lá seria feito um estudo de equivalência, assim, caso cumprido os requisitos mínimos, seria emitido um certificado de validação, frisa-se que, caso essa seja sua escolha, o ideal seria pesquisar a Universidade com a grade curricular mais próxima em relação a Universidade brasileira cursada.

 

Ainda, uma alternativa seria ingressar em uma Universidade portuguesa para realizar um mestrado, nesta hipótese a Universidade, a partir dos seus documentos escolares, iria verificar a sua qualificação ou não para cursar o mestrado, sendo aprovado e concluindo o curso com sucesso, ou seja, obtendo a titulação de mestre, seria possível requerer a inscrição na Ordem com diploma de mestre.


Por fim, há a possibilidade de iniciares uma nova licenciatura em enfermagem em uma Universidade lusitana, requerendo a equivalência de matérias e cursando as matérias faltantes, dessa forma, ao final, você se formaria na Universidade escolhida e teria um diploma português, nesse caso, não se tratando de uma equivalência e sim, de fato, de um novo diploma.

 

Portanto, o que se conclui aqui é que, caso você seja um enfermeiro(a) formado no Brasil e pretenda se mudar para Portugal há sim a possibilidade de validação do diploma e exercício da sua profissão, é um processo muitas vezes moroso, mas, possível e acessível. Lembrando que, com o crescente mercado dessa área em Portugal pode ser uma grande oportunidade de um ótimo início da sua jornada em um novo país.

 

Assim, nada melhor do que um bom planejamento para que isso aconteça, ressalta-se, você pode chegar em Portugal com toda essa situação regulariza, através de uma assessoria adequada, dessa forma, um ótimo caminho a ser percorrido seria validar o seu diploma ainda estando no Brasil e, com nova possibilidade do Visto de Procura de Emprego, chegar no país lusitano com a chance de já buscar uma oportunidade na sua área de formação.

 

Diante disso, se estiver pensando em iniciar seu projeto de mudança e chegar em Portugal com a possibilidade de já estar apto a buscar um emprego na sua área aliando a validação do seu diplomo com o visto de procura de emprego, entre em contato com o time da ABBSA e vamos te ajudar, até logo, esperamos por você.