Blog ABBSA

Como usar a sua qualificação para mudar legalmente para Portugal?

Como usar a sua qualificação para mudar legalmente para Portugal? ! Blog ABBSA

Atualmente o interesse de imigrantes em residir em Portugal tem aumentado, em especial imigrantes brasileiros, tendo em vista a compreensibilidade do idioma nativo e a acessibilidade quanto ao custo de vida do país.


Sendo assim, dentre as variadas possibilidades de mudar legalmente para Portugal temos a aplicação do visto de altamente qualificado, destinado a pessoas que possuem qualificação em alguma área profissional e irão exercer tal atividade por um período superior a 12 meses.


Estas atividades incluem:


Pessoas que dispõem de anos de experiência em uma área profissional, como por exemplo, um montador de estruturas metálicas com 10 anos de prática.


E, do mesmo modo:


Quem possua formação académica em área específica, como por exemplo: advogado especialista em direito do consumidor, contabilista com especialização em direito português, entre outros.


Além disso, trata-se de um processo simples, pode ser feito no seu país de residência e possui prioridade em sua emissão! Não é necessário estar em Portugal.


Residentes no Brasil devem solicitar junto à VFS Global (Visa Facilitation Services Global), empresa esta responsável por recepcionar vistos ainda em território brasileiro. À vista disso, basta reunir a documentação necessária disponível para consulta no referido site e enviar o requerimento por correspondência.


Um dos principais documentos é o contrato de trabalho subordinado ou promessa de prestação de serviços na área como profissional para pessoa física ou uma empresa de Portugal.


Outrossim, este processo possui isenção de taxas, não é necessário pagar taxas consulares para o solicitar, e, em média de 40-60 dias após o recebimento pelo consulado o processo já estará concluído e retornará para o endereço de sua residência.


Posto isto, após concedido o requerimento, imediatamente é possível viajar para Portugal, e, assim, solicitar a autorização de residência perante o SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) que será válida por 2 anos e renovável por mais 3 anos. Além do mais, concedido este título é possível regularizar integralmente a família


Por conseguinte, após 5 anos residindo em Portugal é viável adquirir nacionalidade portuguesa e igualmente desfrutar de benefícios europeus.  


Por Nathalia Melo e Mayara Becker Zuco.